Blog do curso de Tecnologia em Logística da Faculdade INESUL

15
Jul 13

 

No Brasil, a logística evoluiu a uma velocidade gigantesca nos   últimos dez anos, exigindo dos profissionais da área uma visão integrada e   colaborativa de todo o processo. Em paralelo, o quadro de funcionários foi   enxugado e as cobranças aumentaram.

Os profissionais devem acompanhar essa rápida evolução inovando   na mesma velocidade e até superando as expectativas de seus Clientes internos e   externos para sobreviver e avançar nesse mercado.

Isso exigirá a permanente busca por mais conhecimentos técnicos   e práticos, familiaridade com as ferramentas tecnológicas tipo ERP, WMS e TMS,   maior interação com as áreas internas, foco nos Clientes e Fornecedores, visão   de processos, constante preocupação com a diminuição dos custos e a realização   de serviços com maior qualidade e segurança, garantindo o perfeito atendimento   das entregas.

Além de tudo isso, conhecimentos de matemática financeira,   custos, estatística, pesquisa operacional e ferramentas de gestão da qualidade   serão primordiais para os profissionais de logística.

O profissional de logística necessitará ter uma visão global da   logística, ser multifuncional, mostrar pró-atividade e comprometimento,   dinamismo, agilidade, flexibilidade, bom senso e raciocínio lógico, capacidade   de trabalho em equipe, senso analítico, orientação para resultados e coragem   para assumir riscos.

Será importante entender que o principal objetivo é maximizar   toda a cadeia de abastecimento (supply chain) e não somente aquele elo onde   atua.

Os líderes dessa área deverão estar devidamente preparados e   atualizados para repassar claramente as mudanças que estão ocorrendo, e   viabilizá-las junto às suas equipes. Também precisarão desenvolver uma alta   capacidade de negociação com Clientes internos, parceiros, Fornecedores e   Clientes externos, desenvolvendo alianças a fim de identificar e explorar novas   oportunidades de negócios.

No contato com os Clientes deverá existir um canal direto e   aberto oferecendo pronto atendimento com informações atualizadas e precisas,   entendendo as necessidades e expectativas, transformando-se em um diferencial   estratégico de adição de valor na cadeia logística.

É crucial que o profissional entenda seu verdadeiro papel no   contexto das empresas e que tenha um perfil adequado para se adaptar às   mudanças. Afinal, não é fácil ser SUPER....

publicado por INESUL às 19:54

Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
18
20

23
24
25
26
27

28


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO