Blog do curso de Tecnologia em Logística da Faculdade INESUL

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Mar 13

Tocantins poderá se tornar rota logística para escoamento da produção da zona franca de Manaus. A informação foi repassada pelo secretário da Indústria e Comércio, Paulo Massuia.

O gestor apresentou o potencial logístico do Tocantins na 1ª edição da Transpo Amazônia – Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística, que aconteceu no final de junho em Manaus, Amazonas, e reuniu as atenções da comunidade transportadora do Brasil e de outros 19 países do continente americano.

 De acordo com Massuia, um acordo entre os governos do Tocantins e o do Amazonas deverá propiciar a utilização de uma rota alternativa aos produtos produzidos pelo setor industrial de Manaus. “Nossa ideia é que o transporte seja realizado usando os múltiplos modais logísticos, trazendo a mercadoria de Manaus para o porto de Praia Norte via fluvial, levando até a ferrovia Norte-Sul pela rodovia, em um trecho de apenas 100 quilômetros,  e a ferrovia levará esse produtos até São Paulo”, explicou ele.

O secretário destacou que essa nova rota resultará em um ganho de 30% no valor do frete. “Além de diminuir os custos, a utilização dessa rota irá agregar segurança ao frete, afinal é muito mais difícil roubar um comboio fluvial que um de caminhões”, disse ele.

Massuia também ressaltou que com o sistema logístico do Tocantins as empresas poderão fazer uma maior utilização do Porto de Itaqui. “A realização do escoamento pelo Porto de Itaqui faz com que o frete fique mais barato, isso porque esse porto tem uma grande profundidade e suporta o atracamento de navios maiores, com isso há um ganho nos custos”, frisou o gestor.

O Tocantins está trabalhando no desenvolvimento de uma infraestrutura ímpar capaz de transformar o Estado no corredor logístico da produção nacional. De acordo com Paulo Massuia, além da Ferrovia Norte-Sul, que deve ser concluída em 2014, já está em fase de licenciamento o Porto de Praia Norte, no Bico do Papagaio, e em licitação o aeroporto de cargas de Palmas. “Além disso, a Vale já anunciou que deve instalar no Tocantins dois pátios multimodais, um em Colinas/Palmeirante e outro em Palmas/Porto. Isso significa que além dos seis construídos pela Valec, teremos mais esses dois, da iniciativa privada”, comemorou.

Essa infraestrutura logística já está entre um dos quesitos que fazem com que o Estado seja atrativo para investidores nacionais e internacionais. “Nós somos competitivos em vários quesitos, além de um sistema logístico bem desenvolvido, contamos com linhas de crédito diferenciadas, incentivos fiscais, energia, localização estratégica e mão de obra abundante”, completou Massuia.

publicado por INESUL às 14:43

1 comentário:
Uma zona franca é uma região isolada e delimitada dentro de um país, geralmente situada em um porto ou em suas adjacências, onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras sem se sujeitar às tarifas alfandegárias normais. O objetivo de uma zona franca consiste em estimular as trocas comerciais, em certos casos para acelerar o desenvolvimento regional. Para isso, antes de instalar uma zona franca é necessário investir em infraestrutura de transporte (fluvial, aéreo e terrestre), tecnologia de comunicação, energia para movimentar o funcionamento do pólo industrial e um excelente fluxo urbano. Na Zona Franca de Manaus tem a logística de transportes fluviais, aéreos e o terrestre que é bastante precário e caro. Também numa zona franca é importante considerar as atividades primárias de logística empresarial: gerenciamento de estoque, gerência de transportes e gerência de informações.
No Brasil temos a Zona Franca de Manaus (ZFM), no Estado do Amazonas. Foi criada em 1967 pelo governo federal e é administrada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). O pólo industrial da Zona Franca de Manaus conta com indústrias concentradas nos setores de eletrodomésticos, transportes (automóveis e motocicletas), cosméticos.

Celso Rodrigues a 1 de Março de 2013 às 14:58

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