Blog do curso de Tecnologia em Logística da Faculdade INESUL

14
Fev 13



Gina Mardones

Carla Kühlewein e Andréia Salviato:

"É um material simples, mas acreditamos que pode

estimular as crianças a lerem com mais desenvoltura e rapidez"


Encantadas pelo poder da escrita e das palavras, as professoras de língua portuguesa e literatura Andréia Lopes Zanutto Salviato e Carla Kühlewein, Deka e Kika, respectivamente, há 15 anos gestavam a ideia de publicar de forma independente um texto que elaboraram na época da faculdade. Felizmente, agora "Trim" virou realidade, pela editora Amplexo, de Londrina, e com ilustrações do curitibano Northon Zanin. O lançamento acontece em duas ocasiões: em Londrina, no próximo dia 16 (sábado), das 16 às 18 horas, na Livraria da Silvia (R. Belo Horizonte, 900 – lj. 19 – Shopping Ritz) e, em Rolândia, no dia 23 (sábado), das 10 às 13 horas, na loja Quero Mais Brinquedos (Av. Interventor Manoel Ribas, 917). 

"Esse livro teve uma longa gestação. Foi escrito de uma forma despretensiosa, é um material simples, mas acreditamos que pode estimular as crianças a lerem com mais desenvoltura e rapidez. O trava-línguas, que valoriza principalmente os encontros consonantais com as letras T e R, é uma forma divertida delas conhecerem as palavras e suas funções", explicam as educadoras. "O foco é o público infantil, mas já tivemos retorno até de fonoaudiólogas de que o material publicado pode ajudar na consciência fonológica, até mesmo com pacientes adultos", acrescentam. 

O texto, escrito em estrofes, traz uma diagramação que apresenta as frases publicadas em formato circular, fazendo referência ao disco do telefone antigo que integra a ilustração do livro. A partir do primeiro "trim", o personagem Tato passa por uma série de desventuras com o objetivo de atender ao telefone. "Como apresentamos alguns objetos que muitas crianças não conhecem, como o telefone a disco e a vitrola, é a oportunidade para os professores também fazerem um resgate histórico com os estudantes. Outro aspecto interessante é a dificuldade que podemos ter em realizar tarefas simples do cotidiano", sugerem. 

Tendo como principais referências literárias, a obra "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meireles, e a poesia infantil de José Paulo Paes, de estilo mais concretista e contemporânea, as escritoras contam que procuraram "brincar com as palavras" para chamar a atenção dos pequenos. "Percebemos, depois do livro pronto, que ele acabou ficando com um ritmo de história em quadrinhos", avaliam. 

Trecho recorrente no livro, "Eta que trabalheira!, Eta que entrave!, Eta que tristeza!", chegou a ser motivo de crítica por parte de algumas editoras. "Algumas chegaram a sugerir que retirássemos palavras `difíceis´, como`entrave´, para facilitar a leitura, mas decidimos preservar o texto original", pontuam as duas amigas, que já têm mais dois livros prontos e que podem vir a formar uma coleção literária. 

Serviço: 

Lançamento do livro "Trim", de Andréia Lopes Zanutto Salviato e Carla Kühlewein 

Quando – Dia 16 (sábado), das 16h às 18h, em Londrina,

 e dia 23 (sábado), das 10h às 13h, em Rolândia 

Onde – Livraria da Silvia (R. Belo Horizonte, 900 – lj. 19 – Shopping Ritz),

 em Londrina, e loja Quero Mais Brinquedos (Av. Interventor Manoel Ribas, 917),

em Rolândia 

Quanto – O livro será comercializado a R$ 15 

Mais informações – contato@amplexoeditora.com.br e contato@leiturinhas.com.br

 

PARABÉNS POR MAIS ESSA CONQUISTA,

 

QUE MUITOS OUTROS VENHAM...

 

DISCENTES DE LOGÍSTICA INESUL


publicado por INESUL às 20:50

Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11

17
22
23



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO