Blog do curso de Tecnologia em Logística da Faculdade INESUL

01
Jun 12

Para resumir o painel que acabara de mediar no seminário “Novas Ideias para o Futuro da Amazônia”, Tasso de Azevedo, engenheiro florestal, consultor do Ministério do Meio Ambiente e conselheiro do Planeta Sustentável, propôs sete temas-chave para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, inspirado pelas apresentações dos participantes.

A nosso convite, Tasso escreveu sobre sua proposta neste blog, pouco antes de viajar para Nova York, para participar de reunião preparatória para a Rio 20. Agora, enquanto finalizamos a publicação de todo conteúdo (editado) do encontro, resgatamos sua análise, que encerrou o painel do dia 17/03, pela manhã:

1. Identificar o responsável pela posse e gestão de cada área da Amazônia;

2. Mudança importante de papéis: setor privado agindo como indutor da sustentabilidade, em vez de responder à indução do estado;

3. Ilusão de curto prazo? Ou impactos de longo prazo?

4. O que escolhemos? Investir na Amazônia para servir ao Brasil ou investir na Amazônia para o desenvolvimento sustentável da região, levando em conta os quatro pilares da sustentabilidade – cultura, ambiente, sociedade e economia -, de forma que os benefícios também transbordem para todo o Brasil;

5. Olhar para os rios: usando uma expressão comum na região, vamos ficar de frente para o rio? Ou de costas para ele?

6. Escolher a régua certa para medir o desenvolvimento da Amazônia e seu legado. O PIB – Produto Interno Bruto reduz o FIB – Felicidade Interna Bruta? Isso realmente importa? É preciso criar uma nova régua?

7. O diálogo como a base para a construção de novos caminhos, reconhecendo que é na diversidade de opiniões que reside a fortaleza para enfrentar os riscos dos tropeços com a certeza de mais acertos.

Foto: Rogério Albuquerque

 

Edital: Maurício 01/06/2012

publicado por INESUL às 17:34

Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9



28
29
30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

28 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO