Blog do curso de Tecnologia em Logística da Faculdade INESUL

24
Mai 12

O setor cafeeiro do Espírito Santo exporta para 61 países, espalhados nos cinco continentes. Em 2011, o Estado mandou para o exterior quase seis milhões de sacas de café, o que representa o maior volume exportado em toda a história capixaba.

O recorde é resultado de outra marca. Foi também no ano passado que a atividade cafeeira do Estado gerou safra de 11,5 milhões de sacas. Os negócios movimentaram mais de US$ 1 bilhão.

Os números são reflexo de uma vocação do Espírito Santo. O Estado é o segundo maior produtor de café do Brasil, ficando atrás apenas de Minas Gerais. Quando o assunto é café conilon, o Espírito Santo ocupa o primeiro lugar do país. Fora do Brasil, quem mais consome o café capixaba são os norte-americanos. No ano passado, os Estados Unidos foram responsáveis pela compra de quase 23% de todo o café exportado pelo Estado.

“A atividade cafeeira no Espírito Santo é significativa na agropecuária e representa em torno de 50% de toda a receita adquirida na exportação de produtos agropecuários. O Estado é o maior fornecedor de café para o mercado interno, com cerca de 10 milhões de sacas de conilon. É uma atividade extremamente importante”, afirmou o presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, Luiz Polesi.

Os negócios também geram trabalho. Hoje o café é responsável por 430 mil empregos diretos e indiretos no Estado. São mãos habilidosas que cultivam a planta e fazem a colheita. Braços fortes que levam as sacas e mantém o mesmo ritmo nos armazéns, onde acontece uma etapa definitiva para a exportação: a seleção dos melhores grãos.

É assim que o café atravessa os oceanos, chega a vários povos e se torna a bebida mais consumida do mundo.

 

Edital: Maurício 24/05/2012

publicado por INESUL às 06:18

Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9





mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

28 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO